O vídeo fala sobre as células-tronco que foram uma descoberta revolucionaria sendo muito importante tanto para área da ciência como para a área da medicina. As células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Essas céulas são úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em outros locais, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
Há duas maneiras de extração das células-tronco. Podem ser adultas ou embrionárias:
Embrionárias – São encontradas no embrião humano, e tem como utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos. Em muitos países essa extração é ilegal, mas atualmente no Brasil foi autorizado essas pesquizas.
Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Estudos recentes mostram que estas células-tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.
É preciso incentivar cada vez mais essas pesquizas para assim poder chegar em resultados mais exatos. Dando esperança para pessoas que por algum motivo sofreram alguma doença sendo sua unica salvação é algum tratamento contendo celulas tronco.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ana, gostei muito do teu artigo, tu deixou bem claro do que se tratava o vídeo e fez um resumo muito esclarecedor sobre as células-tronco e suas utilidades, muito bom
ResponderExcluirComentei nos blog da Julia, da Betânia e da Sabrina
ResponderExcluir