Biologia Celular: ramo da Biologia dedicado ao estudo das propriedades fisiológicas das células em nível microscópico e celular. Sendo importante para o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas. A biologia celular nada mais é do que o estudo detalhado dos componentes da célula. Estes componentes são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos (os quais são formados por células).
Essa área ajuda a entender nosso organismo, a saber, o comportamento das nossas células e assim criar mecanismos que possam ajudar nosso corpo a se proteger de vírus e bactérias prejudicial a nossa saúde, criada apartir desses estudos as vacinas. Diminuindo a mortalidade da nossa espécie e ajudando no bem estar e consequentemente aumentando a estatística de vida.
Botânica: ramo da Biologia dedicado ao estudo das plantas. A Botânica abrange várias disciplinas científicas como: crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.
Essa área da Biologia é muito importante para os seres vivos, pois as plantas participam de nossas vidas de inúmeras maneiras. Além de fonte de alimento, elas nos fornecem fibras para vestuários; madeira para mobiliário, abrigo e combustível; papel para livros; temperos para culinária; drogas para remédios; e o oxigênio que respiramos. Somos totalmente dependentes das plantas. Sem falar que alegram nossa vida em lindíssimos jardins, nos convidando a não ficar só em casa e sim sair para caminhar, apreciar a natureza, etc...
Ecologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio. O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente, e a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo inclui a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
Essa área é importante para nós, seres humanos entenderem e dessa mesma maneira respeitar o modo de vida de outros seres, e seus espaços, criando uma relação harmônica. Podendo assim ajudar a prevenir a extinção de algumas espécies e a não alteração do ecossistema.
Embriologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo da formação do animal a partir de uma única célula indiferenciada. Faz parte da biologia do desenvolvimento. Este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
A embriologia é muito importante em geral para todos os seres vivos, pois ela é que garantira a existência de sua espécie criando novas gerações adaptadas para o meio existente naquele tempo. O ser humano ao ter conhecimento e assim criar essa área pode então ter a dominação de quando, como, onde, o sexo, quantos, etc. Filhos cada casal pode ou quer ter e assim proliferar nossa espécie.
Fisiologia: ramo da Biologia dedicado ao estudo do funcionamento do organismo. É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal.
**O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Tendendo a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.
** Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seus temas são tão diversos quanto à diversidade da vida que existe no planeta.
A Fisiologia é muito importante, pois ela nos ajuda, a saber, e a entender porque ao longo de todo o nosso processo evolutivo nossas características físicas mudaram. Sendo muito estudada nas áreas da Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, etc. e biológicas.